A Artrose da anca (Coxartrose)
O QUE E A ARTROSE DA ANCA (Coxartrose)?
A artrose é uma doença que ataca as articulações e esta relacionada com o desgaste da cartilagem que recobre as superficies articulares. A doença ataca a cartilagem e consequentemente os ligamentos e a sinovial ou seja acaba por atingir toda a articulação.
A cartilagem tem como função permitir o movimento, sem atrito, entre duas superficies, durante o movimento de uma articulação.
O desgaste cartilagineo pode provocar dor, edema e rigidez.
Pode atingir qualquer articulação, no entanto as articulações mais atingidas são a anca, o joelho, a coluna e as mãos.
A artrose piora progressivamente com o tempo e nao existe cura.
Os tratamentos podem retardar a progressão da atrose, aliviar os sintomas e melhorar a função.
Embora a pratica intensiva de certos desportos como o futebol, levantamento de pesos, corrida ou tens possam aumentar a probabilidade de desenvolver osteoartrose, particularmente nas articulaçoes como e o caso da anca, uma atividade fisica regular e adequada e recomendada para os doentes com osteoartrose.
PORQUE A IMPORTANCIA DE UMA ACTIVIDADE FISICA?
O excesso de peso aumenta a probabilidade de osteoartrose. A pratica regular de uma actividade fisica previne o aumento de peso, estimula e beneficia a cartilagem e combate a perda de massa muscular.
COMO AUMENTO O TEMPO DA CAMINHADA?
Ir para as suas actividades a pe o mais rapido que conseguir
Fazer uma caminhada diaria
Se nao gostar de caminhar sozinho inscreva-se num ginasio ou em grupos de caminhadas
QUANTO TEMPO DEVO DEDICAR A ACTIVIDADE FISICA?
Recomendamos fazer uma caminhada de pelo menos 30 minutos todos os dias
Se nao tiver tempo, pode partir estes 30 minutos em 2 sessoes de 10 minutos
QUE ACTIVIDADE FISICA POSSO REALIZAR?
Sao particularmente recomendados exercicios na piscina (nataçao, hidroginastica) bem como exercicios que fortaleçam as articulaçoes.
Caminhar e uma actividade fisica mais facil de praticar diariamente no entanto muitas outras actividades, quando praticadas regularmente, podemnos ajudar a manter em forma.
Se conseguir, suba as escadas em vez de utilizar o elevador, faça alguma ginastica em casa ou no ginasio. Ande de bicicleta. Trabalho domestico e jardinagem tambem sao actividades que podem ser praticadas diariamente. Evite no entanto carregar pesos, grandes caminhadas ou manter-se de pe por periodos muito prolongados.
IDEIAS PARA NOS MANTERMOS EM MOVIMENTO
- Alongamentos
- Dança
- Yoga
- Pilates
- Caminhadas
- Actividades ludicas e recreativas
- Ginastica geral
- Actividades aquaticas
![](https://f9ddcc024b.clvaw-cdnwnd.com/eb64a1e46caffb5f1fc2fb83b40419f4/200005234-2fad030a79/804266861-hometrainer-cansancio-gimnasio-jubilacion.jpg)
O Dr. Jorge Cruz de Melo fala sobre a Artrose no programa
Grandes Manhas do Porto Canal
Causas de Artrose
A artrose pode ser primaria ou secundaria.
A artrose primaria, ocorre de forma natural, devido ao envelhecimento do individuo e ao uso da articulação.
Pode haver predisposição genética para a artrose.
O uso, as cargas sofridas por uma articulação, podem ser causa de uma artrose mais precoce e acentuada (exercício fisico, trabalho, obesidade)
A artrose secundária é consequência de doenças ou outras condições que a pessoa é portadora e que levam ao desgaste articular (reumatismo, conflito femoro-acetabular; displasia da anca; necrose avascular da cabeça femural, etc)
Sintomas de Artrose
A artrose é uma doença da articulação.
Ao contrario de outras doenças articulares (artrites), tais como a artrite reumatoide, lupus disseminado, reumatismo psoriasico, etc, a artrose nao afeta outros órgãos.
A dor é o sintoma mais comum.
Dor no início dos movimentos e vai piorando para o final do dia.
A rigidez ocorre após longos periodos de inatividade, como ao levantar, após estar sentado muito tempo, e manifesta-se pela dificuldade em iniciar o movimento.
Edema (Inchaço), crepitação, calor, perda de mobilidade são também sintomas comuns.
Diagnostico de Artrose
A avaliação e estudo de qualquer paciente deve começar por uma completa historia clinica (saber o que dói, quando, como, porquê; que articulações são atingidas, outros sintomas, outros problemas, ….) e por um cuidado exame fisico ( observar; palpar; mobilizar, efetuar manobras provocadoras, …)
O estudo com Raio X, demonstra na maioria dos casos a artrose e é suficiente para o diagnóstico.
Embora a cartilagem não seja visível no RaioX, todos os sinais de artrose podem ser observados: estreitamento da inter-linha articular, esclerose óssea do osso sub-condral, osteofitos, deformidade da articulação.
O estudo com TAC e RM pode ser efectuado em casos de duvida, para avaliar a articulação e as estruturas peri-articulares.
O estudo com analises de sangue ou do liquido articular, podem ser importantes, quando se suspeita de doença inflamatoria.(reumatismos, gota)
Tratamento da Artrose
Nao há cura para a artrose.
Os tratamentos ajudam a reduzir a dor, a manter o movimento e função articular e a reduzir a progressão da doença.
Medicamentos: Analgésicos.
A escolha depende da intensidade da dor e da existencia de sinais inflamatorios.
Analgesias simples, como o paracetamol.
Analgésicos anti-inflamatorios, como diclofenac, naproxeno, celecoxib, etoricoxib, ibuprofeno.
Analgésicos opioides, como o tramadol.
O uso de medicamentos mais fortes, usados em casos paliativos, pode ser efectuada em Consulta de Dor.
Medicamentos: Condroprotetores.
Os medicamentos condroprotetores, glucosamina, condroítina, e acido hialurónico, têm em teoria, a capacidade de atrasar a evolução do desgaste cartilagíneo, podendo melhorar a dor e a rigidez.
Infiltrações articulares - acido hialurónico- Viscosuplementacão
Na articulação é colocado um suplemento, um liquido, com características semelhantes ao acido hialurónico articular, permitindo melhorar a viscosidade e o deslizamento das superficies articulares. Em casos selecionados permite aliviar a dor e melhorar a função. Pode atrasar a evolução da artrose.
Infiltrações articulares - Corticosteroide
Na articulação é colocado um corticosteroide. Em casos selecionados, em que existe um componente inflamatorio, permite aliviar a dor e melhorar a função. O numero de aplicações deve ser limitado.
Fisioterapia / Terapia ocupacional
A melhoria da função e tonicidade dos músculos em volta de uma articulação ajudam a que esta funcione melhor.
O exercício leve e moderado pode ser benéfico. Caminhar, piscina bicicleta sao exercícios que poderão ser mantidos.
A fisioterapia, com planos de tratamento e de reabilitação funcional é útil no tratamento desta patologia.
Tratamento Cirúrgico
Cirurgia Conservadora da Articulação
Entendemos como cirurgia conservadora, aquela destinada a tratar uma patologia causal, permitindo aliviar os sintomas e prevenir a evolução da artrose.
Sao exemplo a artroscopia da anca no tratamento do conflito femoro-acetabular, a osteotomia periacetabular no tratamento da anca displasia, e e as osteotomias femorais
Cirurgia de Substituição da Articulação
Quando a artrose esta muito evoluída, com sintomatologia muito incapacitante, e os outros tratamentos deixaram de resultar, está indicada a substituição da articulação por uma articulação artificial - Prótese -
O principal motivo que leva um paciente a decidir pela cirurgia é a dor.
O momento para a cirurgia é decidido pelo doente, de acordo com o seu sofrimento e com a perda de qualidade de vida, podendo ser efectuada em qualquer idade
![](https://f9ddcc024b.clvaw-cdnwnd.com/eb64a1e46caffb5f1fc2fb83b40419f4/200004472-4132c4325a/Captura de pantalla 2015-12-30 a las 21.26.16.png)